Fim do contingenciamento, correção das bolsas, “revogaço” e reabertura do Ceitec são principais propostas para início do Governo Lula

Membros do GT de Ciência, Tecnologia e Inovação apresentaram as medidas a serem realizadas a curto e médio prazo para a retomada científica no país a partir de 2023

A equipe de Ciência, Tecnologia & Inovação do Gabinete de Transição do Governo Lula realizou uma coletiva de imprensa na última quinta-feira, dia 8, para apresentar as suas principais propostas a serem implementadas nos 100 primeiros dias da nova gestão.

Para os especialistas presentes, o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação passa pela maior crise dos últimos 24 anos. “Essa crise tem vários indicadores claros. Por exemplo, a redução drástica dos recursos discricionários do Ministério da Ciência e Tecnologia, que caíram de R$ 11,5 bilhões em 2010, último ano do Governo Lula, para R$ 2,7 bilhões em 2021”, explicou o ex-ministro Sérgio Rezende, que compõe a equipe de trabalho e comandou a pasta ministerial de CT&I entre os anos de 2005 e 2010.

Rezende apontou outros números da gestão atual, como as reduções de 60% dos orçamentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de 70% dos recursos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no comparativo com as verbas destinadas em 2013.

Leia na íntegra: Jornal da Ciência