Lula teria convidado Camilo Santana para assumir Ministério da Educação

Segundo interlocutores do partido, presidente eleito externou a vontade de ter o ex-governador do Ceará no primeiro escalão, de acordo com o Valor Econômico

Após pressão do PT para comandar o Ministério da Educação (MEC), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria convidado o senador eleito Camilo Santana (PT) para chefiar a pasta. O ex-governador do Ceará, que tem interesse no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), demonstrou incômodo por achar que o melhor nome para o cargo é o da governadora Izolda Cela (sem partido).

Lula e Camilo Santana conversaram na manhã de segunda-feira, dia 12, momentos antes da solenidade de diplomação do futuro presidente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Inicialmente, o petista externou a vontade de ter Santana no primeiro escalão. O Valor apurou que, na sequência da conversa, o petista teria citado o MEC.

Após justificativas de Santana para Lula, o martelo não foi batido. Há a expectativa, conforme fontes do partido, de que o senador eleito possa ocupar outro ministério. Santana é sempre lembrado para o Ministério de Desenvolvimento Regional, que será desmembrado para recriação do Ministério das Cidades. No encontro, segundo interlocutores do presidente eleito, Camilo Santana disse que estaria pronto para cumprir missões delegadas por Lula.

Leia na íntegra: Valor Econômico