TV UFSC prepara divulgação de acervo audiovisual em projeto de digitalização de cerca de 3 mil mídias analógicas

Previsão de conclusão do processo de digitalização iniciado em 2021 e lançamento do material é 2023

A TV UFSC iniciou, em outubro de 2021, um projeto de digitalização do seu acervo audiovisual, em um projeto que busca disponibilizar à sociedade todo o seu conteúdo atualmente armazenado em fitas de vídeo e outras mídias analógicas. São cerca de 3 mil mídias sendo digitalizadas, organizadas e disponibilizadas. O objetivo é preservar, resgatar e dar visibilidade ao conteúdo histórico da TV, por meio do site e do Repositório Institucional, além de inserir vídeos do acervo na programação da TV.

A digitalização ocorre por meio de um projeto institucional, financiado por uma emenda parlamentar de R$ 300 mil. O desenvolvimento do projeto tem a participação dos servidores da TV UFSC, do diretor da TV, Cledison Marques, de ex-membros da equipe, como o cineasta Zeca Pires, bolsistas do curso de cinema e jornalismo, e profissionais contratados pelo projeto para fazer a digitalização das mídias.

As fitas do acervo são de tecnologias obsoletas há algumas décadas, nos mais diversos formatos, como U-Matic, Betacam, VHS, com registros desde os anos 1980 até a década de 2000.

Leia na íntegra: Notícias da UFSC