Camilo se reúne com Haddad e decidem que Izolda vai ser a número 2 no MEC

Governadora do Ceará era cotada para assumir a pasta e agora ficará com a secretaria executiva, pontua o Estadão

A governadora do Ceará, Izolda Cela, será a número 2 do Ministério da Educação (MEC) no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela e o senador eleito Camilo Santana (PT) se reuniram nesta terça-feira, dia 27, em Brasília, com o futuro ministro da Fazenda Fernando Haddad, e bateram o martelo. Izolda era cotada para assumir o MEC, que acabou ficando com Camilo, e havia dúvidas se ela assumiria a secretaria da Educação Básica na pasta.

Haddad, que foi por oito anos ministro da Educação de Lula e Dilma, está ajudando na montagem do novo MEC. Izolda terá o cargo de secretária executiva. Outros ex-integrantes do MEC em governos do PT também têm conversado com Camilo. “Nós queremos trabalhar muito para recuperar o tempo perdido nos últimos quatro anos”, disse o novo ministro da Educação, ao sair da reunião. Segundo ele, entre as prioridades estão o reajuste da merenda escolar, retomar as obras de escolas paralisadas e conversar com os reitores das universidades federais.

Ele também mencionou experiências de sucesso de alfabetização, como a do Ceará e de Pernambuco, que serão exemplos para políticas do MEC.

Para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pela execução dos programas como merenda, livros didáticos e alvo dos escândalos dos pastores do MEC, Camilo escolheu a economista Fernanda Pacobahyba. Ela foi secretária da Fazendo do Ceará durante quatro anos e é servidora pública de carreira. O FNDE administra os recursos que são destinados às prefeituras para construção de escolas, por exemplo.

Leia na íntegra: Estadão