Proifes-Federação discute efeitos de atos criminosos e golpistas do último domingo

Apufsc-Sindical participou de reunião ampliada realizada nesta terça-feira, dia 10

No último domingo, dia 8, Brasília foi palco de atos de vandalismo praticados por bolsonaristas que invadiram as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União. Em uma clara tentativa de golpe, os terroristas promoveram a depredação dos bens públicos e dos símbolos mais caros da República. A invasão fez com que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarasse intervenção federal na Segurança Pública do Distrito Federal e resultou no afastamento do governador do DF, Ibaneis Rocha. Centenas de vândalos foram detidos.

Diante dos acontecimentos, o Proifes-Federação promoveu na manhã desta terça-feira, dia 10, uma reunião ampliada com a Diretoria e membros do Conselho Deliberativo da entidade para uma análise geral do cenário após o duro ataque que a democracia brasileira sofreu. O presidente da Apufsc-Sindical, José Guadalupe Fletes, e o ex-presidente, Carlos Alberto Marques, participaram do encontro online,

O Proifes-Federação entende que esse deve ser um momento de luta pelo fortalecimento da democracia e de respeito ao governo eleito, no qual o movimento sindical deve ampliar seu espaço de atuação. Além disso, a entidade defendeu que é fundamental que ações como essa sejam coibidas e punidas sem abertura de precedentes para a concessão de anistias.

Outra questão levantada durante o encontro foi a importância da retomada das pautas de reivindicações da categoria junto ao governo. “Estamos vivendo um momento em que precisamos nos unir não só para exigir a punição dos culpados e financiadores dos atos terroristas, mas também para continuarmos acompanhando as mudanças estruturais que o governo precisa realizar, sempre observando o nosso papel como entidade sindical. O Proifes segue acompanhando de perto todas as movimentações e articulações, buscando um diálogo propositivo para o fortalecimento da educação pública”, afirmou o presidente do Proifes-Federação, Nilton Brandão.

Fonte: Proifes-Federação