Os caminhos para responsabilizar os golpistas

Prisão de extremistas, novos inquéritos, investigação contra quem financiou ou se omitiu, proposta de CPI. O Nexo destaca as frentes de apuração e punição dos bolsonaristas que atentaram contra os Três Poderes 

Após o fracasso em frear os bolsonaristas que no domingo, dia 8, depredaram as sedes do Palácio do Planalto, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal, autoridades brasileiras buscam dar resposta firme ao episódio. Diferentes frentes investigam quem esteve presente na ação criminosa, quem deixou o caminho livre para os extremistas e quem incentivou a investida antidemocrática, com discursos ou dinheiro.

Dois dias após a invasão, o Distrito Federal está com sua área de segurança pública sob intervenção do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O governador foi afastado, quem comandava a Polícia Militar foi preso e o então chefe da Secretaria de Segurança Pública teve a prisão decretada. Centenas de pessoas estão detidas e outras mais, na mira de diferentes apurações conduzidas por autoridades distritais e federais.

Leia na íntegra: Nexo