UFSC divulga segunda chamada do Vestibular e resultado da Reopção

Próxima chamada será divulgada em fevereiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou nesta quinta-feira, dia 19, a relação dos candidatos classificados no processo de Reopção e na segunda chamada do Vestibular Unificado UFSC/IFSC 2023. O resultado dos processos seletivos e mais informações podem ser conferidas no site vestibularunificado2023.ufsc.br/

O processo de Reopção disponibilizou para preenchimento 2.181 vagas remanescentes do Vestibular Unificado UFSC/IFSC 2023, sendo 1.624 na UFSC e 557 no IFSC.  Desse total, 1.359 foram ocupadas, o que corresponde a 62,31%. 

Matrícula

Todos os candidatos classificados em cursos da UFSC, tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre letivo, devem realizar a matrícula em duas etapas – ambas online. 

Os aprovados no IFSC devem acessar o edital de matrícula de Reopção do Instituto Federal e acompanhar as demais informações em ifsc.edu.br/editais-com-inscricoes-abertas.

Etapa Online

Os classificados na segunda chamada devem realizar a primeira etapa da matrícula – chamada de Etapa Online – de 19 a 23 de janeiro. Para os aprovados na Reopção, essa etapa vai de 20 a 23 de janeiro. 

Na Etapa Online, todos os aprovados devem fazer a confirmação de interesse de matrícula pelo site simig.sistemas.ufsc.br. O primeiro passo para realizar a matrícula é a criação de uma nova senha individual. Para isso, o candidato deve clicar no link que está no topo da página, onde está escrito “Primeiro acesso. Candidato, obtenha sua senha de acesso ao sistema aqui”. A senha será enviada para o e-mail cadastrado.

Ao acessar o sistema de matrícula com a nova senha, o candidato deverá efetuar todos os passos da etapa online, emitir e salvar a negativa de matrícula (declaração de que não está matriculado em outro curso de graduação da UFSC ou de outra instituição pública de ensino superior no semestre de ingresso). 

Os classificados para o segundo semestre também devem informar se desejam antecipar seu ingresso para o primeiro semestre, no termo de opção disponível. O primeiro edital de remanejamento, com a lista dos candidatos que tiverem o ingresso antecipado para o primeiro semestre, será publicado em 14 de fevereiro. Vale ressaltar que o candidato que tiver assinalado o termo de opção de ingressar no primeiro semestre e não assumir a vaga, quando convocado, perderá o direito de ingresso no curso.

O último passo da etapa online é emitir e salvar o comprovante de matrícula com protocolo. Os documentos obtidos nesta etapa deverão ser assinados, com assinatura digital (se possuir certificado digital) ou impressos, assinados e digitalizados. 

Validações das autodeclarações

Os ingressantes pelas cotas do Programa de Ações Afirmativas também devem enviar as autodeclarações assinadas acompanhadas de todos os documentos necessários para a validação de cada autodeclaração (de pessoa com deficiência; de renda; e de indígenas ou de preto ou pardo – cota para PPI) e declaração de que cursou o ensino médio em escola pública, com os documentos necessários para a validação, em formato PDF. 

Para os classificados em segunda chamada, as autodeclarações devem ser enviadas de 19 a 23 de janeiro. Os aprovados na Reopção têm de 24 a 26 de janeiro para enviar a documentação. O envio é feito pelo pelo Sistema de Apoio às Validações (Sisvalida). Os formulários de autodeclaração podem ser acessados em validacoes-proafe.ufsc.br/formularios-2. A lista com a documentação de validação de renda está disponível no anexo II de cada portaria de matrícula.

A validação das autodeclarações será realizada até 10 de fevereiro, e o resultado será enviado por e-mail. Após o recebimento de suas autodeclarações deferidas pelas respectivas comissões, os candidatos deverão encaminhar a documentação para a coordenadoria do respectivo curso, na etapa documental.

Etapa Documental 

A Etapa Documental da matrícula vai de 24 de janeiro a 10 de fevereiro – para os aprovados tanto em segunda chamada quanto na Reopção. Ela consiste no envio de documentos às coordenadorias dos cursos, por e-mail. Os endereços estão listados no anexo I de cada portaria de matrícula. 

Os arquivos digitalizados com os documentos devem ser ordenados e nomeados de acordo com a numeração constante no artigo 6° da portaria de matrícula da segunda chamada e no artigo 5° da portaria de matrícula da Reopção:

1 – Declaração negativa (declaração de que não está matriculado em outro curso de graduação da UFSC ou de outra instituição pública de ensino superior no semestre de ingresso, emitida na Etapa Online);

2 – Documentos de identificação (RG e CPF) com os quais se inscreveu no Vestibular;

3 – Certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio ou equivalente ou diploma de ensino superior;

4 – Autodeclaração validada por comissão da Proafe de pessoa com deficiência; de indígenas ou de preto ou pardo – cota para PPI; e de renda (para os candidatos aprovados por uma das modalidades de cotas do Programa de Ações Afirmativas);

5 – Comprovante de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos);

6 – Certificado militar (para candidatos do sexo masculino);

7 – Atestado de vacinação contra a rubéola (para candidatas do sexo feminino de até 40 anos);

8 – Comprovante de vacinação contra covid-19. Candidatos com contraindicação para a vacina deverão apresentar atestado médico justificando a contraindicação.

Os arquivos devem ser gerados a partir de documentos originais e legíveis, e devem ser enviados em formato PDF, ou JPG, ou JPEG ou GIF, em arquivo compactado, formato RAR ou ZIP.

Para os candidatos classificados nas modalidades de cotas da Política de Ações Afirmativas, a matrícula da Etapa Documental só será liberada após a validação das autodeclarações.

As portarias de matrícula trazem informações detalhadas sobre os documentos necessários para cada categoria de ações afirmativas, formatos de arquivos, compactação e orientações para envio do e-mail às coordenadorias.

Próximas chamadas

As vagas que não forem ocupadas nas etapas Online e Documental de matrícula serão destinadas para candidatos que ocupem as próximas posições na lista de espera. A terceira chamada do Vestibular Unificado UFSC/IFSC e a segunda chamada do processo de Reopção serão divulgadas em 15 de fevereiro. A quarta chamada do Vestibular e terceira da Reopção estão agendadas para 3 de março.

Os candidatos na lista de espera devem ficar atentos às páginas da UFSC, do Departamento de Administração Escolar (DAE) e do Vestibular, pois as notificações aos candidatos classificados nas chamadas subsequentes serão feitas somente por meio dos editais publicados.

Fonte: Notícias da UFSC