Lula defende valorização dos servidores e serviços públicos em encontro com sindicalistas

Presidente reconheceu situação difícil da categoria, há sete anos sem reajuste, afirma a Condesef

A Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público (Condsef/Fenadsef) participou do encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, com as Centrais Sindicais, entre elas a Central Única dos Trabalhadores (CUT), que aconteceu nessa quarta-feira, dia 18, em Brasília. Todas as centrais levaram temas importantes e que fazem parte das pautas prioritárias de luta de toda classe trabalhadora. A valorização do salário mínimo e a urgente necessidade de uma Reforma Tributária que traga mais equilíbrio e justiça social estiveram no centro do debate, mas não foram os únicos pontos abordados. 

Em sua fala, Lula reconheceu a situação difícil de servidores federais do Executivo, há sete anos sem reajuste; pediu paciência na solução de todos os problemas encontrados e reforçou que seu governo será pautado no diálogo e na negociação. “Será preciso muita conversa e disposição para construir e fazer mudanças que precisamos”, frisou o presidente. 

O ministro Marinho também destacou a importância dos servidores no cenário de reconstrução de política públicas e dos direitos da população brasileira. Com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, presente na atividade, Marinho reforçou que haverá a organização de uma agenda para discutir temas urgentes para o funcionalismo. Além da pauta salarial que é considerada emergencial pela categoria, discussões sobre a regulamentação da Convenção 151, da negociação coletiva para o setor público, entre outros temas relativos à política dos servidores serão tratados ao longo dos próximos meses. 

Ainda não há uma data formal para o início das negociações com servidores, mas a própria Dweck firmou compromisso do esforço para que o início das negociações com o funcionalismo ocorram ainda esse mês. A Condsef/Fenadsef segue cobrando a confirmação da agenda para que se tenham início as negociações e se busque alternativas para o atendimento das pautas mais urgentes.

Fonte: Condesef