Furb pede ao MEC mais tempo para preparar estudos da federalização

Universidade vai solicitar prorrogação de termo de compromisso segundo colunista do NSC Total

A Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) vai pedir ao Ministério da Educação (MEC) mais tempo para finalizar os estudos de viabilidade técnica do projeto de federalização. O termo de compromisso firmado junto ao MEC em agosto do ano passado era válido por seis meses, mas a universidade quer prorrogá-lo por igual período. O prazo inicial vence em fevereiro e nem todos os levantamentos necessários ficarão prontos até lá. As informações são da coluna de Pedro Machado, no NSC Total.

Duas etapas estão resolvidas, segundo a reitora Márcia Sardá Espíndola. Já está pronto um estudo que apontaria a viabilidade da federalização sob a ótica da baixa oferta de ensino superior gratuito na região. A minuta de um projeto de lei que cede os servidores à União e permite com que a futura Universidade Federal do Vale do Itajaí (UFVI) absorva os alunos matriculados também está encaminhada.

A maior pendência agora diz respeito ao levantamento do patrimônio e da situação previdenciária, já que a Furb é uma autarquia municipal. De acordo com Márcia, a empresa contratada pela prefeitura ainda no ano passado para fazer esse trabalho pediu mais prazo, o que justificaria a solicitação ao MEC pela prorrogação do termo de compromisso.

Leia na íntegra: NSC Total