“Diploma superior aumenta em quase 70% a renda”, afirma reitor da Universidade Zumbi dos Palmares

José Vicente defende cotas em universidades públicas e ações afirmativas complementares na academia e empresas, destaca o Globo

Fundador e presidente do Instituto Afrobrasileiro de Ensino Superior e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente acredita que a educação de qualidade é decisiva para incluir negros no mercado de trabalho com reais condições de alcançar os melhores salários e cargos.

Ele defende as cotas em universidades públicas e ações afirmativas complementares na academia e nas empresas. Criada em 2003, a universidade privada que ele dirige é a primeira da América Latina voltada para a formação superior de jovens negros e de baixa renda com valorização da cultura afro-brasileira.

Sobre o impacto das cotas raciais nas universidades, ele afirma que muita coisa mudou. “O diploma superior aumenta em quase 70% a renda de seus portadores e abre caminhos para postos de maior prestígio e remuneração. Tanto que é uma exigência para todos os concursos públicos prestigiados, como os de juiz, promotor, auditor, professor universitário.”

Leia na íntegra: O Globo