Primeiras imagens do STF mostram facilidade de bolsonaristas na invasão ao Tribunal

De acordo com as imagens, policiais não barraram acesso de grupos golpistas; Polícia Judicial deixou vulnerável prédio principal, revela a Agência Pública

Manifestantes preparados para o ataque, munidos com máscaras de gás e estilingues, desceram a rua que liga o Congresso ao Supremo Tribunal Federal (STF) sem enfrentar resistência da Polícia Militar do Distrito Federal, responsável pela segurança pública da Esplanada. A situação foi registrada por câmeras e drones do STF e recém disponibilizadas pelo Tribunal e acessadas pela Agência Pública.

O vídeo mostra um ônibus da Tropa de Choque da Polícia Militar separando os manifestantes, que já haviam tomado o Congresso, da rua que leva para a Praça dos Três Poderes, onde estão o Palácio do Planalto e o STF.

O veículo, do tipo Centurion, é utilizado para lançar bombas de gás e outros materiais de dispersão de multidão. Contudo, de acordo com as imagens, ele não atuou para conter as centenas de golpistas bolsonaristas. Após cerca de 12 minutos da gravação, sem resistência, os manifestantes ultrapassam a barreira. As imagens mostram ainda alguns policiais militares observando a movimentação sem agir.

Leia na íntegra: Agência Pública