Neti, da UFSC, vira Universidade Aberta para as Pessoas Idosas

Nova nomenclatura é uma sugestão do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idoso, com base no Estatuto do Idoso

O Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) teve a sua nomenclatura atualizada para Universidade Aberta para as Pessoas Idosas, no final de janeiro. A sigla, entretanto, ainda traz o registro antigo, mas acrescido do termo Unapi. O Neti-Unapi tem como missão redescobrir, recriar de forma integrada, sistematizar e socializar o conhecimento de gerontologia, desenvolvendo atividades para promover as pessoas idosas no meio acadêmico e comunitário, como sujeitos em transformação e transformadores.

A mudança, assinada pela reitora em exercício, Joana Célia dos Passos, foi encaminhada ainda em dezembro de 2022, por solicitação da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). O termo Universidade Aberta para as Pessoas Idosas é uma atualização de nomenclatura sugerida pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI), com base no Artigo 25 do Estatuto do Idoso. O órgão solicitou às universidades que fizessem a substituição no nome dos programas existentes em sua estrutura.

“O termo ‘terceira idade’ – surgido na França – é um eufemismo que leva à invisibilidade da pessoa idosa enquanto sujeito, e leva à negação da velhice pelas próprias pessoas idosas e pela sociedade em geral e, principalmente, pela mídia. Como consequência dessa negação, surgem o preconceito, os mitos e os estereótipos acerca da pessoa idosa, da velhice e do envelhecimento. A academia, ao utilizar esse eufemismo, reforça esse comportamento”, registra o ofício assinado pela pró-reitora de extensão Olga Regina Zigelli Garcia.

O documento considera a tradição e o reconhecimento do agora Neti-Unapi como uma importante referência acadêmica e comunitária em âmbito local e nacional. A mudança, portanto, busca contemplar as orientações mais recentes dos órgãos que regulamentam os direitos das pessoas idosas no Brasil, o que demanda a atualização da sua nomenclatura.

Fonte: Notícias da UFSC