Perseguição do governo Bolsonaro reduziu a liberdade acadêmica no Brasil

Informação faz parte do estudo realizado pelo Observatório do Conhecimento, que entrevistou cientistas e pesquisadores brasileiros entre agosto e dezembro de 2021

Além de permitir que o Ministério da Educação se tornasse um balcão de negócios e de agir para desmontar todo o setor de ciência e tecnologia do país, o governo de Jair Bolsonaro (PL) também trabalhou ativamente para reduzir a liberdade acadêmica no Brasil. É o que indica o estudo “A liberdade acadêmica está em risco no Brasil?”, realizado pelo Observatório do Conhecimento, rede da qual a Apufsc-Sindical faz parte. O projeto também contou com a parceria do Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT) e com o Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), cujos dados da primeira fase foram divulgados em julho de 2022.

Foram entrevistados 1.116 cientistas e pesquisadores brasileiros entre agosto e dezembro de 2021.A segunda fase da pesquisa será qualitativa, com enfoque no relato dos professores e pesquisadores que enfrentaram algum tipo de represália ou censura.

“É importante estarmos atentos aos resultados deixados pelo governo Bolsonaro no cenário educacional, é por meio de dados como esse que conseguimos dimensionar o estado da educação brasileira. A partir disso podemos estabelecer um caminho de reconstrução onde a educação pública de qualidade e a valorização do servidor e da ciência voltam a ter protagonismo dentro das políticas públicas”, afirmou o presidente do Proifes-Federação, professor Nilton Brandão.

Leia na íntegra: Proifes-Federação