Comissão de Anistia volta a se reunir com “reconstrução da democracia” na agenda

Prudente José Silveira Mello, advogado da Apufsc-Sindical, faz parte da comissão

Recriada pelo governo Lula, a Comissão de Anistia realizou sua primeira reunião na terça-feira, 31, em Brasília, com a presença do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida. São 14 integrantes, quase todos advogados e ex-integrantes do colegiado. Prudente José Silveira Mello, advogado do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de SC (Apufsc-Sindical), um dos idealizadores do Movimento Humaniza Santa Catarina e colaborador do Grupo Prerrogativas, faz parte da comissão.

Enquanto a gestão anterior promoveu contínuo processo de esvaziamento, na nova composição predomina a formação em direitos humanos. Alguns, inclusive, são ex-presos políticos. A atividade não é remunerada.

De acordo com a Comissão, ainda falta designar representantes do Ministério da Defesa e dos anistiados. A ideia, segundo o governo, é “reverter a interferência política” dos últimos anos. Essa ação atingiu também a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. O governo anterior não apenas destituiu a presidenta, a procuradora da República Eugênia Gonzaga, como nomeou até simpatizantes da ditadura.

Leia na íntegra: Rede Brasil Atual