Fórum de Reitores das Instituições Públicas de SC retoma atividades

Instituições pretendem estreitar laços para discutir em conjunto questões estruturais da educação catarinense

Os reitores das universidades Federal de Santa Catarina (UFSC), do Estado de Santa Catarina (Udesc), Federal da Fronteira Sul (UFFS) e dos institutos federais Catarinense (IFC) e de Santa Catarina (IFSC) reuniram-se na tarde da última quinta-feira, 2, para retomar os trabalhos do Fórum de Reitores de Instituições Públicas de Educação Superior de Santa Catarina.

Entre as pautas que deverão ser discutidas conjuntamente entre as cinco instituições estão sistemas de ingresso, permanência estudantil, gestão de pessoas, oferta de cursos e disciplinas, colaboração técnica, mobilidade e busca de emendas parlamentares, entre outros.

Reitores das instituições públicas de educação superior de Santa Catarina reuniram-se no gabinete da Reitoria da UFSC (Foto: Robson Ribeiro/Secretaria de Comunicação da UFSC)

O Fórum iniciou as atividades em 2013, quando os então dirigentes máximos encaminharam ações relacionadas a pautas e problemáticas comuns das instituições de ensino sediadas em Santa Catarina. Porém, os trabalhos foram paralisados há cerca de cinco anos. A proposta é tornar o Fórum de Reitores uma iniciativa permanente, que vá além das atuais gestões das instituições.

A retomada dos trabalhos foi iniciativa do reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, e da vice-reitora, Joana Célia dos Passos. “É importante que as instituições tenham uma atuação integrada em defesa da universidade pública”, ressaltou Irineu. “Quanto mais nós estreitarmos as relações, ficará mais fácil enfrentar os nossos desafios, que são enormes e diários”, disse.

Leia na íntegra: Notícias UFSC