Apufsc-Sindical participa de reunião do Conselho Deliberativo do Proifes-Federação

Entidade tem reuniões com o governo federal nesta semana e expectativa é de que seja feita a primeira proposta de reajuste salarial para a categoria

O Conselho Deliberativo do Proifes-Federação se reuniu na sexta-feira e sábado, dias 10 e 11, com o objetivo de avaliar a atual conjuntura política do país e estabelecer as perspectivas para as negociações de reajuste salarial dos servidores com o governo federal. A reunião aconteceu em Brasília e incluiu também assuntos administrativos da entidade. Representando a Apufsc-Sindical, participaram presencialmente do encontro o vice-presidente Adriano Duarte, o responsável pela sede de Araranguá, Bernardo Walmott Borges, e o ex-presidente Carlos Alberto Marques, agora diretor de Políticas Educacionais do Proifes. O presidente da Apufsc, José Guadalupe Fletes, participou de maneira virtual.

O Conselho discutiu de forma ampla o cenário político, avaliando os danos sofridos pelos servidores federais desde 2017. Durante a discussão, ficou evidente a necessidade da união das entidades representativas dos servidores públicos federais em torno da defesa da democracia e da reconstrução da educação pública com valorização dos profissionais.

Reunião do Conselho Deliberativo do Proifes-Federação, em Brasília (Foto: Proifes/Divulgação)

Agenda da semana

Nesta terça-feira, dia 14, haverá reunião do Proifes com Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília, com o objetivo de estabelecer uma agenda comum de diálogo com o Ministério da Educação (MEC) em torno da situação das universidades e institutos federais e de questões ligadas aos docentes. Bebeto Marques estará presente, representando a Apufsc.

Além disso, duas reuniões com o governo federal estão agendadas para essa semana e contarão com participação do Proifes. Na quarta-feira, dia 15, haverá reunião com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, em que as entidades irão reivindicar que a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) volte a ter caráter público.

Já na quinta-feira, dia 16, o Proifes participará da primeira reunião de negociação junto com as demais entidades representativas dos servidores federais com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Segundo o vice-presidente da Apufsc, há a expectativa de que nesse primeiro encontro o governo federal já apresente uma proposta de reajuste linear emergencial em valores semelhantes aos concedidos aos servidores do Judiciário e Legislativo, que tiveram os salários reajustados em 18% divididos em três parcelas anuais de 6%. O valor é bem abaixo das perdas salariais acumuladas pelos docentes, que chegam a 41,14%. “Mas é um sinal de que com esse governo as coisas estão melhores e o diálogo está estabelecido”, avalia Adriano.

O presidente do Proifes-Federação, Nilton Brandão, também pondera: “Não podemos esquecer que os servidores federais acumulam perdas salariais acima de 40% desde a última recomposição, em janeiro de 2017, e essa é uma questão emergencial que será colocada em debate nas mesas de negociação. Iremos para essa primeira reunião dispostos a dialogar, mas com a consciência de que temos propostas pertinentes a serem apresentadas e discutidas”.

Já o vice-presidente do Proifes, professor Wellington Duarte, pontuou outras demandas: “Nesse momento precisamos atuar de forma propositiva nos diálogos com o governo, representando de forma clara os interesses dos docentes das universidades e institutos federais. No momento oportuno, iremos apresentar as propostas já colocadas pelo Proifes como reestruturação da carreira, recomposição das perdas salariais e revogação de medidas como a Emenda Constitucional 95“.

Assembleia para discussão de proposta

Após o encontro desta quinta, o Conselho Deliberativo do Proifes se reunirá novamente para avaliação e encaminhamentos. As deliberações do CD devem sair ainda nesta semana. “Tendo em mãos a proposta, serão feitas assembleias locais por cada sindicato que faz parte do Proifes para debater o que será proposto pelo governo”, adianta Adriano. A expectativa é de que essa assembleia ocorra ainda em fevereiro, em data ainda a ser definida.

Encontro Nacional do Proifes

Ainda na reunião do Conselho Deliberativo do Proifes, ficou definido que o responsável pela sede da Apufsc em Araranguá, Bernardo Walmott Borges, irá participar da comissão acadêmica do Encontro Nacional da federação, que deve ser realizado no mês de julho, na Bahia.

Imprensa Apufsc
Com informações do Proifes-Federação