Proifes-Federação emite moção de repúdio à cassação do mandato da vereadora Maria Tereza Capra

A federação à qual a Apufsc-Sindical é filiada repudia também as ameaças de morte sofridas pelas vereadoras catarinenses Ana Lúcia Martins, Carla Ayres, Giovana Mondardo e Marlina Oliveira

O Conselho Deliberativo da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino básico, Técnico e Tecnológico (Proifes-Federação) aprovou em reunião do último sábado, dia 11, moção de repúdio à cassação do mandato da vereadora Maria Tereza Capra em São Miguel do Oeste, Santa Catarina. Confira o texto do documento na íntegra:

O Proifes-Federação expressa seu repúdio à cassação do mandato da vereadora Maria Tereza Zanella Capra, de São Miguel do Oeste/SC, em 4 de fevereiro de 2023. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) concluiu que ela quebrou o decoro parlamentar após denunciar uma saudação nazista, feita em uma manifestação bolsonarista ocorrida em novembro de 2022 na cidade, depois da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva. Além de ser ironizada e vilipendiada por uma plateia de cerca de 200 bolsonaristas, sofreu ameaças de morte.

A Federação repudia também as ameaças de morte sofridas pelas vereadoras catarinenses Ana Lúcia Martins (Joinville), Carla Ayres (Florianópolis), Giovana Mondardo (Criciúma) e Marlina Oliveira (Brusque).

Em ato de solidariedade ocorrido na Câmara Municipal de Florianópolis na última quarta-feira, as cinco vereadoras afirmaram “Eles combinaram de nos matar, nós combinamos de não morrer!”.

O Proifes-Federação se solidariza com essas mulheres que vêm se posicionando firmemente na defesa dos valores republicanos e democráticos no estado de Santa Catarina e se alinha à sua luta no combate ao fascismo e ao avanço da ideologia da extrema direita no país.

Acesse o documento:

Imprensa Apufsc