Governo prepara mutirão para reduzir fila de espera do INSS, diz ministro

De acordo com Carlos Lupi, a meta é reduzir até o fim do ano o tempo médio de espera por perícia para 45 dias

O governo federal prepara um mutirão para reduzir a fila de espera pela aposentadoria. A ideia é agilizar a liberação de benefícios que dependam de perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como auxílio-acidente ou aposentadoria especial. Em janeiro, havia cerca de 562 mil pessoas na fila.

Os mutirões devem começar em março pela região Nordeste, onde está a maior demanda. Em entrevista ao Uol, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, afirma que é possível reunir dezenas de peritos e concentrar os trabalhos por uma semana em diferentes áreas do país para acelerar a análise dos casos —em especial no interior dos estados, onde há menos profissionais disponíveis.

A meta é reduzir até o fim do ano o tempo médio de espera por perícia para 45 dias, prazo considerado adequado, segundo Lupi. Este é o tempo de espera no Estado de São Paulo e que deveria ser contemplado nos outros estados, diz o ministro. No Nordeste, entretanto, há locais em que o tempo de espera para atendimento varia de três a seis meses. Não há um tempo máximo fixado por lei.

Leia na íntegra: Uol