Obras provocam fechamento de trecho da Edu Vieira, no entorno da UFSC, em Florianópolis

Motoristas reclamam da falta de comunicação com antecedência por parte do município e da UFSC sobre o assunto, e a ausência da Guarda Municipal para orientar sobre o trânsito

As obras de esgotamento sanitário no trecho entre a rótula da Eletrosul até o Armazém Vieira, na Rua Deputado Antônio Edu Vieira, no entorno da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, estão provocando a interrupção do trânsito no período da noite desde a última segunda-feira, dia 13. Somada à obra feita pela prefeitura na mesma via, o tráfego de veículos tem ficado caótico no local. Motoristas reclamam da falta de comunicação com antecedência por parte do município e da UFSC sobre o assunto, e a ausência da Guarda Municipal para orientar sobre o trânsito.

Na quarta-feira, dia 15, a Casan realizou uma ação socioambiental para orientação sobre os moradores sobre as obras. Uma tenda foi montada em um estacionamento da Edu Vieira, na altura do número 670, e profissionais da companhia conversaram com moradores sobre as obras e a importância do serviço de coleta e tratamento de esgoto para a saúde pública e para o meio ambiente.

Sobre a obra do sistema de esgoto

Os trabalhos feitos pela Casan entre a rótula da Eletrosul e o Armazém Vieira são executados entre as 20h e as 6h, todos os dias, exceto domingo, com fechamento total da via para assentamento de emissário terrestre de esgoto. A alternativa para acesso à Via Expressa é pelo bairro Carvoeira. A orientação da companhia é de que motoristas evitem o trecho no período de obras, priorizando a circulação para moradores da região. A meta é concluir a obra nos próximos 20 dias.

O emissário terrestre de esgoto fará a interligação das redes coletoras dos bairros Itacorubi, Parque São Jorge, Jardim Anchieta e Córrego Grande com a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Insular, localizada na cabeceira da ponte Pedro Ivo, no aterro da Baía Sul.

A implantação do emissário e a conclusão das obras de ampliação da ETE Insular vão possibilitar que a infraestrutura sanitária instalada na bacia do Itacorubi entre em funcionamento. As obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário Insular têm investimento de mais de R$ 160 milhões, com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Asfaltamento

Em outro trecho da via, prefeitura faz obra de recapeamento asfáltico (Foto: PMF/Divulgação)

Paralelamente à obra feita pela Casan, a Prefeitura de Florianópolis trabalha para entregar ainda nesta semana trechos da antiga pista da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, no Pantanal, para aumentar a segurança dos que transitam pela região. Por conta disso, a via vai passar por serviços de fresagem (raspagem do asfalto velho para recebimento de novo) neste final de semana. O trabalho conduzido pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura será feito ao longo de todo o segmento da Edu Vieira contemplado pela obra de revitalização e duplicação.

A repavimentação asfáltica acontece desde segunda-feira em paralelo aos serviços de drenagem que já vem ocorrendo. A revitalização da pista antiga da Edu Vieira que opera no sentido Sul da Ilha-UFSC se dará com desvio de trânsito. O tráfego vai passar por faixa única enquanto a outra estiver em obras.

Ainda que a alteração no trânsito conte com apoio da Guarda Municipal, a Prefeitura de Florianópolis ressalta a importância dos motoristas atentarem-se para a sinalização indicativa da obra e intensificarem a atenção ao volante.

Alterações no trânsito

No fim de janeiro, a UFSC divulgou que a Prefeitura de Florianópolis anunciou alterações no trânsito na Rua Deputado Antônio Edu Vieira. Os motoristas que usarem a via vindo do trevo de acesso ao bairro Córrego Grande para o trevo da Eletrosul vão utilizar a nova faixa liberada ao trânsito. Já os motoristas que trafegarem em sentido contrário a esse, ou seja, do trevo da Eletrosul para o trevo do Córrego Grande (em direção ao Shopping Villa Romana), utilizarão o traçado antigo. Nesse caso, as duas pistas estarão abertas no mesmo sentido, em mão única. A Prefeitura de Florianópolis informou que há sinalização no local.

Imprensa Apufsc
Com informações da Casan, da Prefeitura de Florianópolis e da UFSC