Pastores envolvidos em escândalo do MEC foram 28 vezes ao Planalto

Arilton Moura e Gilmar Santos estiveram em gabinete próximo ao de Bolsonaro, revelam registros que estavam sob sigilo de 100 anos, destaca matéria da CNN

Peças centrais num escândalo de corrupção do Ministério da Educação (MEC) durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura estiveram em pelo menos 28 ocasiões no Palácio do Planalto entre 2019 e 2022.

A dupla e o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, ficaram presos por dois dias no ano passado, no âmbito de uma investigação sobre suspeitas de corrupção no MEC, que envolveria o pagamento de propina aos pastores para que recursos federais fossem liberados a prefeituras. Um inquérito sobre o caso segue aberto.

A maioria das visitas ocorreu na Casa Civil e na Secretaria de Governo, mas há registros da presença da dupla ou de um deles no gabinete-adjunto de agenda da Presidência da República, no gabinete de Segurança Institucional e na Vice-Presidência. Os registros das visitas estavam sob sigilo de 100 anos, decretados pelo governo Bolsonaro, mas foram revogados pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A CNN obteve acesso aos dados via Lei de Acesso à Informação.

Leia na íntegra: CNN Brasil