Cientistas denunciam fala misógina e homofóbica de doutorando da UFSC

Em resposta à denúncia, universidade informou em nota que abriu um processo administrativo para apurar o caso

Um grupo de cientistas mulheres e LGBTQIA+ da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) denunciou na instituição e divulgou nota de repúdio ao comentário que teria sido feito por um doutorando do curso do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) em uma sala de aula da universidade.

Segundo relato das pesquisadoras, o aluno teria afirmado a um grupo de pessoas que problemas estariam ocorrendo no espaço da instituição “porque o laboratório está cheio de mulheres e bichinhas” e que “quando só tinha homens isso não acontecia”.

A fala teria ocorrido na segunda-feira, dia 27. Uma imagem divulgada nas redes sociais e que foi repassada na comunidade universitária mostra a fala do doutorando escrita no quadro de uma das salas.

Pesquisadores do PPGQ conversaram com o G1 SC e afirmaram que uma aluna, que teria ouvido os comentários do suspeito, transcreveu a fala do homem na lousa, com assinatura dele, para expor o caso de misoginia e homofobia. Para preservá-los, eles não serão identificados.

Em resposta à denúncia, a UFSC informou em nota que abriu um processo administrativo para apurar o caso. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

Leia a nota da UFSC:

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informa que tomou as medidas legalmente cabíveis para apurar um caso de misoginia e homofobia que teria ocorrido no Programa de Pós-Graduação em Química, no Campus Universitário Trindade, em Florianópolis.

A Ouvidoria da UFSC recebeu oficialmente a denúncia, abrindo processo administrativo. O Programa de Pós-Graduação em Química já montou a comissão para apuração dos fatos, conforme previsão regimental.

Além disso, a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) da UFSC acompanha o caso através da Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero (CDGEN), que vem prestando atendimento psicológico à vítima. A Universidade reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade diversa e inclusiva, por isso repudia qualquer manifestação preconceituosa e buscará esclarecer os fatos, bem como responsabilizar os autores na forma da lei.

Fonte: G1 SC