Observatório do Conhecimento se reúne com Ricardo Galvão, presidente do CNPq

Como integrante do Observatório, Apufsc-Sindical participou do encontro que aconteceu em Brasília

O Observatório do Conhecimento (ObC) participou de reunião com o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, na última terça-feira, dia 28, para debater a conjuntura das universidades públicas no país e as principais ações do ObC. O professor Romeu Bezerra, ex-diretor da Apufsc-Sindical, representou o sindicato no encontro. A agenda do Observatório em Brasília nesta semana também incluiu reunião com a secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Denise Carvalho, e parlamentares.

A reunião com o presidente do CNPq foi avaliada como positiva pelos membros do Observatório. Entre os temas debatidos esteve a importância da recomposição do Orçamento do Conhecimento e de programas para reconstruir a ciência, a tecnologia e a educação superior no país. Ricardo Galvão também debateu os principais desafios do novo governo federal.

No encontro, o grupo também solicitou acesso aos dados do CNPq para a realização de um mapeamento de pesquisas que deixaram de ser realizadas em razão dos ataques do governo Bolsonaro à ciência. O presidente do CNPq se interessou pela pesquisa e se comprometeu a disponibilizar os dados ao Observatório.

O representante da Apufsc-Sindical avalia como produtivas as atividades. “Pela primeira vez, em seis anos, pudemos adentrar ao MEC e ao CNPq, apresentar as atividades do ObC e falar do que pretendemos desenvolver neste ano de 2023”, enfatizou Bezerra. Ele destaca que com o encontro houve a possibilidade de sair de uma condição reativa para um debate propositivo, o que nas palavras dele “traz para o ObC uma nova posição diante do quadro conjuntural que se inicia”.

Ainda de acordo com Bezerra, a secretária de Educação Superior também demonstrou interesse na atuação do ObC em produzir conteúdos que alimentem o debate sobre as universidades.

Representantes das entidades que integram o Observatório do Conhecimento participaram da reunião com o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, em Brasília (Foto: ObC/Divulgação)

Além do presidente do CNPq e da secretária de Educação Superior do MEC, Denise Carvalho, o Observatório do Conhecimento se reuniu com parlamentares em um café organizado pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE). Durante a programação, o a equipe do ObC conversou com os deputados federais que irão compor a Comissão de Educação na Câmara – Célia Xakriabá (Psol-MG), Ana Pimentel (PT-MG), Tabata Amaral (PSB-SP) e Chico Alencar (Psol-RJ) – e com o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP). Nos encontros, o tema tem sido as ações do Observatório, como o Censo da Educação Superior 2021, com a entrega de relatório da pesquisa, e as perspectivas para a educação brasileira.

Equipe do Observatório do Conhecimento durante reunião com a secretária de Educação Superior, Denise Carvalho (Foto: ObC/Divulgação)

Imprensa Apufsc