Comissão de Educação e Ciência da Câmara elegem novos presidentes

Moses Rodrigues comandará a Comissão de Educação e Luisa Canziani a de Ciência, Tecnologia e Inovação

As comissões permanentes da Câmara dos Deputados elegeram nesta quarta-feira, dia 15, seus presidentes, com mandato de um ano. Os partidos dos presidentes foram definidos previamente pelos líderes partidários. Neste ano, a Câmara criou cinco comissões permanentes por desmembramento das funções de outras já existentes. A Comissão de Educação elegeu para presidente o deputado Moses Rodrigues (União-CE) e a de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luisa Canziani (PSD-PR).

Moses Rodrigues é administrador e professor e está no terceiro mandato como deputado federal. Foi o primeiro vice-presidente da Comissão de Educação em 2022. Luisa Canziani é advogada e está no segundo mandato – na legislatura passada, quando foi a parlamentar mais jovem (22 anos), presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

“Temos muitos temas importantes neste ano, inclusive o novo Plano Nacional de Educação, já que a vigência do atual termina em 2024”, disse Moses Rodrigues. Ele agradeceu o apoio do deputado Kim Kataguiri (União-SP), ressaltando a atuação do parlamentar na presidência do colegiado no ano passado.

“Isso é muito simbólico, porque temos também uma mulher no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação”, afirmou Luisa Canziani, em referência à ex-deputada e ex-prefeita de Olinda Luciana Santos. “Esta presidência significará um incentivo à participação das mulheres e das meninas na ciência”, avaliou. A escolha dos vice-presidentes ficou para outra reunião, ainda não marcada.

Atribuições

A Comissão de Educação tem como atribuição a pauta de assuntos relativos a educação em geral; política e sistema educacional, em seus aspectos institucionais, estruturais, funcionais e legais; direito à educação; e recursos humanos e financeiros para o setor.

Criada neste ano, a partir de desmembramento de uma comissão em duas, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação analisa e debate, entre outros temas, as políticas nacionais de ciência e de tecnologias da informação, a cooperação com outros países e organismos internacionais e o desenvolvimento tecnológico.

Confira a entrevista com os novos presidentes

Fonte: Agência Câmara de Notícias