Grupo de pesquisa Transverso da UFSC disponibiliza documentário sobre a cobertura jornalística de feminicídios

O documentário é resultado da pesquisa do grupo, que durante dois anos mapeou e analisou notícias sobre feminicídio divulgadas em mídias de Santa Catarina

O Grupo de Pesquisa Transverso: Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica, do  Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lançou, na última sexta-feira, dia 10, o documentário “História Mal Contada – os feminicídios na cobertura jornalística”. A mostra faz parte do projeto de pesquisa “Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público”, que está sendo desenvolvido pelo grupo desde 2021. O vídeo está disponível para acesso no site do Transverso.

Com 27 minutos e produzido pela Lilás Filmes, de Florianópolis, o traz o olhar de várias mulheres, lideranças de movimentos sociais e pesquisadoras sobre a cobertura de feminicídios na imprensa. Também traz resultados da pesquisa do Transverso, que durante dois anos mapeou e analisou notícias sobre feminicídio divulgadas em mídias jornalísticas de Santa Catarina, no período entre 2015, ano da promulgação da lei do feminicídio no Brasil, e 2021. Como parte dos resultados, o grupo identificou  um aumento do uso do termo feminicídio nos últimos anos,  a utilização de fontes policiais e masculinas como predominantes nas matérias, falta de um tratamento mais aprofundado sobre os crimes e sobre as causas das violências de gênero que os produzem. 

:::: Assista ao documentário

O lançamento do documentário aconteceu na última sexta-feira, dia 10, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, e contou com a presença de dezenas de estudantes, docentes, pesquisadoras, especialistas e representantes de movimentos sociais e da luta pelos direitos humanos e equidade de gênero, e público em geral. A exibição do vídeo foi seguida por roda de conversa que debateu questões da violência de gênero e dos casos de feminicídio noticiados na imprensa catarinense. 

Fonte: Transverso