Com teto de juros de 1,97%, bancos retomam consignado do INSS

Instituições haviam suspendido oferta de modalidade após redução do limite, que gerou desencontros dentro do governo. Conselho Nacional de Previdência Social fixou nova taxa, destaca o Nexo

Bancos públicos e privados anunciaram nesta terça-feira, dia 28, que vão retomar a oferta de crédito consignado para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) após o Conselho Nacional de Previdência Social subir o teto de juros da modalidade de 1,70% para 1,97% no empréstimo pessoal.

O conselho, ligado ao Ministério da Previdência Social, se reuniu nesta terça, dia 28, para debater uma mudança realizada em 13 de março que reduziu o juro máximo que poderia ser cobrado neste tipo de empréstimo de 2,14% para 1,70%.

Após a redução, bancos suspenderam a oferta de novos empréstimos por considerar que o teto não cobria os custos envolvidos na oferta de crédito. O novo teto, de 1,97%, ainda desagrada o setor. Mas, após a reunião, bancos como o Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal informaram que vão voltar a ofertar a modalidade. O teto de juros de 1,97% vale para o empréstimo pessoal, enquanto no cartão de crédito consignado o novo limite é 2,89%.

Leia na íntegra: Nexo