Médico egresso da UFSC assume gestão do HU

Spyros comandará a 15ª gestão do hospital fundado nos anos 80 com foco no ensino, pesquisa e assistência

O médico Spyros Cardoso Dimatos é o novo superintendente do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC). Ele foi nomeado por meio de portaria publicada nesta quarta-feira, dia 29, depois de ser indicado pelo reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal que administra 41 hospitais universitários.

Spyros Dimatos faz parte do corpo clínico do HU desde 2012, é natural de Florianópolis, SC, formado em Medicina pela UFSC com especialização em otorrinolaringologia e mestrado em Ciências pela Unifesp-EPM. O médico assume a 15ª gestão do hospital universitário, substituindo a infectologista Ivete Ioshiko Masukawa, que ocupou o cargo de agosto de 2022 até o último dia 13 de março. Atualmente, a superintendência estava sendo exercida interinamente pelo gerente administrativo do hospital, Nélio Francisco Schmitt.

O novo superintendente disse que entre as suas metas de trabalho está a busca constante de melhorias no clima organizacional, em parceria com a universidade, servidores, alunos e professores, além do aprimoramento da qualidade no atendimento ao público. “Vamos buscar uma gestão voltada para o atendimento ao paciente e à comunidade universitária”, detalhou o dirigente, ressaltando os avanços do hospital nas áreas assistencial e de ensino e pesquisa.

O Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina, que faz parte da rede pública de saúde, completa 43 anos no dia 2 de maio, é referência em atendimento de alta e média complexidade em Santa Catarina, conta com 1,7 mil servidores efetivos, entre empregados celetistas da Ebserh e funcionários do Regime Jurídico Único, além de terceirizados em atividades-meio.

O hospital contabiliza mais de 170 mil consultas ambulatoriais por ano, cerca de 2,5 mil partos, 11 mil internações, além de cirurgias em centro cirúrgico e ambulatório e atendimentos em emergência adulto, pediátrica e ginecológica, com 100% de atendimentos pelo Sistema Público de Saúde (SUS).

Fonte: Ebserh