Grupo de pesquisa da UFSC promove bicicletaço por ciclovias seguras e em rede

Evento está marcado para esta segunda-feira, dia 24, e tem apoio da Apufsc-Sindical

 O Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ecologia e Desenho Urbano (Gipedu) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza no dia 24 de abril um bicicletaço como parte da campanha “Por Ciclovias Seguras e em Rede”. A iniciativa propõe a criação de três binários de ciclovias no entorno da universidade, por meio de abaixo-assinados, e o bicicletaço é uma forma de apresentar o projeto e conseguir mais assinaturas. A concentração será às 14h30 na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria da UFSC, no campus Trindade. A iniciativa tem apoio da Apufsc-Sindical.

O grupo, coordenado pelo professor Francisco Antônio Carneiro Ferreira, lançou a campanha “Por Ciclovias Seguras e em Rede” em agosto do ano passado, com a criação de quatro abaixo-assinados. Cada abaixo-assinado pede a criação de uma ciclovia. Juntas, as quatro ciclovias irão formar três binários para conectar toda a região da bacia hidrográfica do Itacorubi.

O Gipedu também está fazendo um levantamento, por meio de um formulário, para identificar as percepções individuais sobre as atuais condições de mobilidade urbana na região. Para incentivar o preenchimento do questionário, a Apufsc-Sindical doou uma bicicleta para a campanha para ser sorteada entre os respondentes. O prazo para participação é até 5 de junho.

::: Leia também: Grupo de pesquisa da UFSC sugere medidas atenuantes ao binário proposto pela Prefeitura de Florianópolis

Para quem tiver interesse em participar do bicicletaço para apoiar ou conhecer a campanha, o Gipedu criou um grupo de WhatsApp por meio do qual são realizadas as inscrições dos participantes. Para entrar, inscreva-se aqui.

Cartaz do Gipedu sobre o bicicletaço e os abaixo-assinados (Imagem: Divulgação)

Serviço
O que: Bicicletaço por ciclovias seguras e em rede
Quando: 24/4, a partir das 14h30
Onde: Concentração na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria da UFSC

Lais Godinho
Imprensa Apufsc