Apufsc entrega bicicleta à campanha por ciclovias seguras e em rede

A bicicleta será sorteada pelo grupo de pesquisa da UFSC que coordena a campanha

Nesta sexta-feira, dia 10, a Apufsc-Sindical, representada pelo diretor de Promoções Sociais, Culturais e Científicas, Roberto Ferreira de Melo, fez entrega de uma bicicleta ao Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ecologia e Desenho Urbano (Gipedu) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que usará na campanha por ciclovias seguras e em rede. A bicicleta será sorteada pelo grupo entre as pessoas que responderem o formulário de pesquisa, incentivando a participação.

A entrega foi realizada na primeira reunião do Gipedu de 2023, que teve apresentação do estudo preliminar e da campanha pelo coordenador do grupo, o professor Francisco Antonio Carneiro Ferreira. Além da Apufsc, também participaram da reunião Vinicius Leyser, representante da Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis (Amobici), a professora do Centro de Desportos (CDS) Cristiane Ker, a professora do Colégio de Aplicação Nádia Karina Ruhmke Ramos, as estudantes Ana Júlia Borges Stuart da Silva, Gabriella Marques dos Santos, Maria Emília Serafim Cequinel, Mariana de Abreu Pereira e o estudante Teodoro Caye Schauenberg.

Além da bicicleta, Apufsc-Sindical também doou as camisetas da campanha por ciclovias seguras e em rede (Foto: Lais Godinho/Apufsc)

“A gente participou de mais uma etapa do projeto de ciclovias e de sistema binário no entorno do campus universitário. É uma ideia totalmente revolucionária, não só para o trânsito, mas também para a saúde mental da comunidade universitária”, defendeu Roberto, diretor da Apufsc. A professora Cristiane Ker é um exemplo disso: “Eu levo 25 minutos de bicicleta da UFSC até a minha casa às 18h. De carro são 50 [minutos].”

O grupo pretende apresentar a campanha à Câmara Municipal de Florianópolis (CFM), em uma das sessões sobre o Plano Diretor do município no dia 16 de fevereiro. Em outra sessão, no dia 13 de março, serão entregues os documentos do projeto e as assinaturas colhidas por meio dos abaixo-assinados.

“Ele [o projeto] vai encontrar obstáculos, sem dúvida nenhuma. Então é importantíssimo agora coletar o maior número de assinaturas dos moradores da região em torno, da comunidade universitária. A gente acredita que essa ação da Apufsc de fazer a doação da bicicleta para sorteio com quem assinar e preencher o questionário, e mais as camisetas de divulgação, vai ser bem importante para atingir o objetivo”, afirmou Roberto.

::: Leia também: Coordenador do Gipedu da UFSC leva campanha por ciclovias seguras a Paris

Sobre a campanha

campanha por ciclovias seguras e em rede foi lançada em agosto de 2022 pelo Gipedu da UFSC. Foram divulgados quatro abaixo-assinados pedindo a criação de ciclovias nos bairros Trindade, Córrego Grande, Pantanal e Carvoeira. As propostas são baseadas em estudo realizado pelo Gipedu no âmbito do Projeto de Extensão Campus-Parque, sob coordenação do professor Francisco Antonio Carneiro Ferreira. O projeto, que tem apoio da Apufsc-Sindical, visa melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida no entorno da universidade.

::: Leia também: Grupo de pesquisa lança campanha propondo mudanças no sistema viário e de transporte dos bairros vizinhos à UFSC

UFSC se torna parceira da Prefeitura de Florianópolis para inscrição em programa internacional de financiamento de ciclovias

Também em janeiro, a UFSC, através do Gipedu, firmou parceria com a Prefeitura de Florianópolis, com apoio do reitor Irineu Manoel de Souza e do prefeito Topázio Neto, para apresentar candidatura ao programa Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (BICI), lançado pela Bloomberg Philanthropie. O programa irá escolher dez cidades do mundo para receber até US$ 1 milhão para investir em ciclovias.

A candidatura foi submetida na última semana, e, se vencedora, implementará a infraestrutura cicloviária utilizando o campus da universidade e a bacia hidrográfica do Rio Itacorubi como modelo.

Imprensa Apufsc