Ex-presidente da Apufsc-Sindical é nomeado representante do Fórum Nacional de Educação

Carlos Alberto Marques é atual diretor de Políticas Educacionais do Proifes-Federação

Foi publicada nesta sexta-feira, dia 14, no Diário Oficial da União (DOU) a nomeação dos representantes que irão compor o Fórum Nacional de Educação (FNE), do Ministério da Educação (MEC). Ao todo, 38 entidades e movimentos sociais irão compor o Fórum. O ex-presidente da Apufsc-Sindical e atual diretor de Políticas Educacionais do Proifes-Federação, Carlos Alberto Marques, foi nomeado titular. A diretora de Assuntos Educacionais do EBTT do Proifes, Rosangela Gonçalves de Oliveira, é a suplente.

Bebeto relata que assume o posto com “muita consciência, responsabilidade e preocupação no sentido de fazer bem a representação da categotria e dos sindicatos federados”.

“É uma satisfação fazer parte do FNE. O Fórum tem o papel de participação da sociedade civil na definição de políticas governamentais na área da educação, com um cenário bastante desafiador, com discussões como, por exemplo, sobre o novo ensino médio, o plano nacional de educação, que começa desde já e será definido ano que vem, a base nacional curricular de formação de professores. São questões estratégicas da política nacional que a Apufsc vai ter vez via a representação que exerce no Proifes”, avalia.

Entidades representativas, entre elas o Proifes, na solenidade em que o FNE foi recomposto (Foto: Divulgação)

O FNE foi recomposto em março desse ano através da portaria assinada pelo ministro Camilo Santana, que também incluiu o Fórum entre as instâncias responsáveis pela coordenação do processo de avaliação e restruturação da política nacional de ensino médio. Na ocasião, Santana afirmou que a retomada do FNE significava um momento importante. “O MEC está de portas abertas para ouvir, dialogar, aprender, construir conjuntamente. Só de mãos dadas, e por meio do fortalecimento da Educação, a gente vai conseguir construir um Brasil forte, soberano, fraterno e justo”.

Imprensa Apufsc