Binário: entenda as alterações no trânsito no entorno da UFSC em Florianópolis

Mudanças começaram a valer na última sexta-feira, dia 21

Na última sexta-feira, dia 21, a Prefeitura de Florianópolis (PMF) implantou o binário entre as ruas Edu Vieira (Pantanal) e Romualdo de Barros (Carvoeira). A ação alterou de modo significativo o trânsito em algumas vias de acesso ao Campus Reitor João David Ferreira Lima da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em linhas de ônibus que transitam pelo campus. Diante dos impactos significativos provocados pela intervenção da PMF, a equipe técnica da Prefeitura Universitária (PU/UFSC) desenvolveu uma síntese com informações úteis sobre os acessos e circulação no campus Trindade:

Alterações no trânsito de automóveis nas vias públicas do entorno, no interior do campus e impactos sobre acessos

– A rua Deputado Antônio Edu Vieira, no trecho situado entre a Av. César Seara (Eletrosul) e a Av. Waldemar Vieira (Armazém Vieira), passou a ser mão única, sendo permitido neste trecho apenas o deslocamento no sentido Pantanal ➔ UFSC. No trecho situado entre a Av. César Seara e a Av. Beiramar Norte, o trânsito não teve alterações.

– A rua Capitão Romualdo de Barros, em sua totalidade, passou a ser mão única, sendo permitido apenas o deslocamento no sentido UFSC ➔ Carvoeira.

– A rua Desembargador Vitor Lima, com a retirada da rótula da Carvoeira, não permite conversão à esquerda para a Rua Eng. Agronômico Cristian Ferreira (acesso UFSC Carvoeira), apenas conversão à direita para a Rua Cap. Romualdo de Barros, e a possibilidade de se seguir em frente para Av. Cesar Seara (os detalhes do novo cruzamento podem ser observados na figura abaixo).

O acesso à UFSC pela rua Eng. Agronômico Cristian Ferreira via Carvoeira passou por duas alterações significativas:

1 – Somente será possível o acesso a esta entrada para os veículos que chegarem à UFSC pela Av. Cesar Seara e realizarem a conversão à direita no cruzamento da Carvoeira. Com a retirada da rótula da Carvoeira, os carros que chegarem pela rua Desembargador Vitor Lima não conseguirão acessar a entrada, por não ser possível realizar conversão à esquerda no cruzamento;

2 – Aos automóveis que saírem da UFSC pela Carvoeira, somente será possível a saída pela direita, via Rua Desembargador Vitor Lima. Não será permitido seguir em frente para acessar diretamente a Rua Cap. Romualdo de Barros e nem realizar conversão à esquerda para a Av. Cesar Seara. Haverá uma exceção desta regra para os ônibus, que contarão com uma faixa preferencial no cruzamento.

Alterações no trajeto da linha Ticen-UFSC dentro do campus (antigo UFSC Semidireto)

– Com o binário, a linha de ônibus 185 – UFSC Semidireto será descontinuada. Em seu lugar, entrará em operação uma nova linha, 188 – Ticen-UFSC, que virá pela Via Expressa Sul e rua Deputado Antônio Edu Vieira, não utilizando mais a Av. Beiramar Norte.

– Dentro do campus Trindade, o ônibus entrará pelo acesso UFSC-Pantanal, atravessará toda a extensão da rua Eng. Agronômico Cristian Ferreira, sairá pelo acesso UFSC-Carvoeira, atravessará uma faixa preferencial de passagem de ônibus no cruzamento da Carvoeira, e seguirá em direção ao bairro Centro pela rua Cap. Romualdo de Barros.

Foto: Divulgação

Ao longo deste trajeto pela rua Eng. Agronômico Cristian Ferreira, haverá a possibilidade de embarque/desembarque de passageiros desta linha de ônibus em três pontos:

1 – No Centro Tecnológico (CTC), em frente aos Edifícios da Engenharia Mecânica e da Arquitetura;

2 – Na Praça da Cidadania, em frente ao Centro de Convivência;

3- Próximo ao Colégio de Aplicação (CA).

– Para que este novo trajeto seja viável, a circulação de veículos motorizados na região central do campus será alterada, conforme figura abaixo.

Alterações na circulação de bicicletas e áreas de estacionamento                                          

– Com as alterações de circulação interna, as vagas de carga e descarga e vagas exclusivas que atualmente encontram-se em frente ao Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo serão relocadas ao bolsão de estacionamento situado à lateral deste Edifício, conforme detalhado na figura:

Foto: Divulgação

– Adicional às alterações de trânsito advindas da implantação do binário, encontram-se em execução pelo município melhorias das vias internas do campus que dão continuidade às ações de priorização dos modais ativos (pedestres e ciclistas) que foram iniciadas em 2022-1.

– Alterações de pavimentação e sinalização vem sendo executadas nas vias públicas que permeiam o campus, com destaque à via Andrey Cristian Ferreira que receberá ciclofaixa bidirecional em toda sua extensão, aos moldes das ciclofaixas já implantadas nos demais acessos por vias públicas no campus.

– Para viabilizar a ampliação da malha cicloviária dentro do campus, serão reduzidas vagas de estacionamento ao longo da Andrey Cristian Ferreira – Trecho Acesso Carvoeira/ Rótula Centro de Convivência. As vagas exclusivas existentes na região serão mantidas.

Fonte: Notícias da UFSC