Observatório do Conhecimento lança campanha para estimular inscrições no Enem

A Apufsc-Sindical é uma das organizações que fazem parte do Observatório

O Observatório do Conhecimento lançou nesta semana uma campanha para estimular jovens a se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com o mote “O Enem abre portas, bora pra dentro!”, a iniciativa vai apresentar aos jovens as vantagens de ingressar na universidade, explicando que o exame é o caminho para acessar as instituições públicas, via Sisu, e a rede privada através de programas como o Prouni e Fies. A campanha é uma parceria do Observatório com a rede Articul@ções, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e o think tank Sou_Ciência. A Apufsc-Sindical é uma das organizações que fazem parte do Observatório.

A primeira etapa da campanha vai até esta sexta-feira, dia 28, quando se encerra o período de pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem. Nesta quinta-feira, dia 27, a organização vai fazer um tuitaço sobre o assunto.

Como parte dos esforços para ampliar a participação de jovens no exame, o Observatório do Conhecimento e a Rede Articul@ções protocolaram no Ministério da Educação (MEC) e no Inep o pedido de prorrogação do prazo de solicitação de isenção da taxa de inscrição. O pleito foi reforçado através de requerimento enviado pela deputada federal Ana Pimentel (PT-MG), vice-presidente para o ensino superior da Frente Parlamentar Mista da Educação.

A segunda fase da campanha ocorre em junho, perto do período efetivo das inscrições, que ocorre entre os dias 5 e 16.

Fonte: Observatório do Conhecimento