Nota de Pesar: falece o professor Jason Gallas, do CFM

Gallas era professor do Departamento de Física da UFSC, onde atuou de 1979 a 1994

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento do professor Jason Alfredo Carlson Gallas, ocorrido nesta segunda-feira, dia 1°, no Recife. O professor tinha 69 anos e morreu em decorrência de complicações com procedimento de transplante de medula. Ele estava em tratamento contra o câncer. Os funerais e cerimônia de cremação ocorrem no Recife.

Gallas era professor do Departamento de Física da UFSC, onde atuou de 1979 a 1994. Em seguida, foi docente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) entre 1995 e 2012, e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), de 2012 a 2023.

Jason Alfredo Carlson Gallas (Foto: UFSC/Divulgação)

O professor era pesquisador Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq de Nível 1A. Tinha mais de 3300 citações Web of Science até o ano presente, e mais de 200 trabalhos em periódicos. Estava na lista dos pesquisadores mais influentes do mundo em 2021, elaborada pela Stanford University.

A comunidade universitária, enlutada, lamenta a significativa perda e solidariza-se com a família e os amigos do professor Jason Gallas.

Fonte: Notícias UFSC