Ministério da Educação prepara mudanças em livros didáticos para incluir mais diversidade

Uma das ideias é incluir conteúdo com representatividade para crianças negras na lista de obras didáticas e literárias distribuídas às escolas, destaca o Globo

O Ministério da Educação (MEC) trabalha na revisão do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para incluir conteúdos que contemplem mais diversidade. Uma das ideias, por exemplo, é incluir mais crianças negras nos livros didáticos e literários que são distribuídos às escolas.

O programa foi alterado pela última vez em 2021, durante a gestão de Jair Bolsonaro. Essa versão está sendo revisada por um grupo coordenado pela secretária de Alfabetização e Inclusão do MEC, Zara Figueiredo. Em fevereiro, o MEC recebeu um apelo da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, para que o programa tenha mais diversidade.

“Tivemos uma reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana, e já ficou desenhado um grupo de trabalho para pensarmos material didático, por exemplo. As crianças negras não se encontram no livro didático, ele não tem representatividade” disse Anielle à Agência Brasil.

Leia na íntegra: O Globo