Internacional de Educação da América Latina emite nota de repúdio aos discursos de ódio, à violência e à militarização das escolas no Brasil

Divulgada nesta terça-feira, dia 2, nota havia sido aprovada no lançamento da campanha “Pela pública!” após relatos de representante do Proifes

Nesta terça-feira, dia 2, a Internacional de Educação da América Latina (IEAL) divulgou uma nota em repúdio discursos de ódio, à violência e às propostas de militarização das escolas no Brasil. A nota, que reforça que as escolas têm que ser um território de paz, foi aprovada após relato de representante do Proifes-Federação, entidade à qual a Apufsc-Sindical é filiada, no lançamento da campanha “Pela pública!”, promovida pela IE.

O documento, assinado pelo Comitê Regional da IEAL, foi construído a partir de uma análise de conjuntura feita por representante do Proifes-Federação, no evento de lançamento da campanha “Pela pública!”, que aconteceu nos dias 17 e 18 de abril, na sede da Confederación de Trabajadores de la Educación de la República Argentina (CTERA), em Buenos Aires. Durante uma rodada de debate, a diretora de Direitos Humanos do Proifes-Federação, Fernanda Castelano Rodrigues, denunciou o investimento do último governo federal brasileiro na criação de escolas militares e o aumento vertiginoso da concessão de licenças para uso de armas.

Em seu relato, Rodrigues falou sobre a triste realidade das escolas brasileiras, com sucessivos ataques e ameaças à vida de estudantes, docentes e funcionários. A diretora apontou isso como efeito dos discursos de ódio e da cultura da violência, intensificados nos últimos anos pelo ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e seus apoiadores. Diante da gravidade dos fatos, foi aprovada a nota de repúdio da IEAL.

Confira o documento na íntegra:

Fonte: Proifes-Federação