Militantes pela educação convocam reunião para discutir ampliação do ensino superior público em Joinville

Encontro será nesta terça-feira, dia 9, será a partir das 19h, no auditório do Sinsej

Iniciativa de um grupo de militantes ligados ao movimento estudantil e sindicatos que representam profissionais da área da educação, uma reunião será realizada nesta terça-feira, dia 9, em Joinville, para discutir a ampliação do ensino superior público na cidade. O objetivo, segundo os realizadores, é organizar a luta pela oferta de cursos públicos e gratuitos de outras áreas no maior município de Santa Catarina. A reunião será a partir das 19h, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville e Região (Sinsej), que fica na rua Lages, 84.

Este grupo já foi recebido pela Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Pró-Reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) para discutir as demandas.

É organizadores dizem que é fundamental a participação de entidades do movimento estudantil, sindicatos ligados à educação e outras organizações e pessoas dispostas a colaborar nessa luta.

O encontro também vem na esteira da apresentação do projeto de lei chamado de “Universidade Gratuita” pelo governo Jorginho Mello (PL). Por meio do programa, o estado pretende oferecer 75 mil vagas gratuitas em nível de graduação aos estudantes catarinenses. No entanto, a proposta beneficia particularmente as universidades “comunitárias” da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Entre 2023 e 2026, o Governo do Estado deve investir R$ 1,2 bilhão no programa, dinheiro que será aplicado nas instituições que são privadas.

Imprensa Apufsc