Exposição “A herança negra na cultura brasileira”, de Tercília dos Santos, abre nesta quinta-feira no CIC, em Florianópolis

Evento é aberto ao público e exalta a religiosidade, festividade e protagonismo negro no Brasil por meio da arte. Exposição tem apoio da UFSC

A artista Tercília dos Santos apresenta sua exposição “A herança negra na cultura brasileira”, de 11 de maio a 16 de junho, na Sala Lindolf Bell do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A noite de abertura terá show e feira de artigos afro-brasileiros a partir das 19h30. A entrada é gratuita, com visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

A mostra reúne telas inéditas que retratam memórias da infância da artista no interior de Santa Catarina. A exposição destaca manifestações da cultura negra por todo o Brasil, em especial nas comunidades rurais por meio da pintura naïf, que se caracteriza pelo uso intuitivo da cor, sem formalismos acadêmicos.

As telas retratam das festas à culinária, da religiosidade à cultura, da lida na roça ao protagonismo feminino, marcante nas atividades comunitárias do interior. Tudo emoldurado pelo colorido das flores e da paisagem campestre pontuada por pássaros e animais de criação.

Um resgate da presença negra em Santa Catarina, que vai além da grandeza de Cruz e Sousa na poesia e de Antonieta da Barros na educação e na política – e tem, na arte de Tercília dos Santos, o registro de lembranças que remetem às comunidades quilombolas no Estado.

Artista Tercília dos Santos (Foto: Divulgação)

Sobre a Artista

Tercília dos Santos é considerada uma das grandes representantes da pintura naïf no país. Apoiada nas lembranças de infância, a artista constrói um rico universo em que a presença da cor nos conduz aos cenários de arvoredos, flores, casas, animais e crianças. Natural de Piratuba, SC, sua produção encontra na paisagem local e nos temas que a circundam os elementos necessários para sua concepção.

Sobre a Arte Naïf

A arte naïf brasileira está fortemente vinculada à arte popular nacional, mas ainda não é devidamente valorizada internamente. Recebem essa denominação as obras criadas por artistas não eruditos que enfocam os mais diversos temas, tanto rurais como urbanos. O termo significa “ingênuo”, em francês, e ganha especial relevância entre artistas que rejeitam as regras convencionais da pintura ou não tiveram acesso a elas.

O estilo, embora apresente ampla diversidade, tem, como elementos diferenciadores, cores vivas, imaginação, estilização e poder de síntese levados para diversos suportes com uma técnica que apresenta densas conexões com o inconsciente coletivo. Por isso mesmo, mantém-se em constante renovação e se deixa penetrar por influências eruditas, embora conserve sua própria natureza.

A exposição “A herança negra na cultura brasileira” conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (Secarte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Serviço

O quê: Exposição “A herança negra na cultura brasileira”, de Tercília dos Santos
Abertura: 11/05/2023 | quinta-feira |19h30
Visitação: até 16/06/2023 | de terça-feira a domingo| das 10h às 21h.
Onde: Sala Lindolf Bell | Centro Integrado de Cultura (CIC) | Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis – SC
Quanto: entrada gratuita

Fonte: Notícias da UFSC