Apufsc-Sindical entrega à Reitoria novo dossiê sobre condições de trabalho docente e funcionamento geral da UFSC

Documento tem informações coletadas com diretores e diretoras dos 11 centros de ensino do campus Florianópolis, além das quatro diretorias dos campi da UFSC no interior. Leia na íntegra

A Diretoria da Apufsc-Sindical entregou ao reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, um novo dossiê sobre as condições de trabalho docente e funcionamento geral da instituição. O documento foi elaborado ao longo dos meses de março e abril pela equipe de Comunicação do sindicato, que ouviu diretores e diretoras dos 11 centros de ensino do campus Florianópolis, além das quatro diretorias dos campi da UFSC no interior. Esse processo resultou em uma série de reportagens publicada no site da Apufsc e no dossiê, que tem 26 páginas, e foi entregue ao reitor pelo presidente do sindicato, José Guadalupe Fletes, e pelo vice-presidente, Adriano Duarte.

Leia o documento na íntegra:


“Focamos em ter a realidade de cada unidade acadêmica”, explicou Fletes ao reitor. “A ideia é colaborar ao máximo na solução daquilo que nos preocupa no cotidiano da atividade docente”, complementou.

Irineu explicou que está fazendo reuniões mensais para ouvir diretorias de centro e, a partir deste diálogo, somado ao dossiê da Apufsc, serão definidas as ações prioritárias e emergenciais. O reitor informou ainda que a Administração Central dispõe de cerca de R$ 6 milhões para obras esse ano – recurso insuficiente para atender todas as demandas.

A Diretoria da Apufsc acredita que identificar e dar visibilidade aos reais problemas, às razões e suas consequências, a exemplo da falta de manutenção e da burocracia para solicitação de serviços, poderão auxiliar a Administração Central da UFSC na busca por soluções ágeis e viáveis. Além disso, reforça que essa atuação está prevista no Estatuto do sindicato, conforme o item “g” do Artigo 3°: verificar as condições de trabalho dos docentes, atuando junto aos órgãos competentes.

Adriano Duarte, vice-presidente da Apufsc, Irineu de Souza, reitor da UFSC, e José Guadalupe Fletes, presidente do sindicato (Fotos: Stefani Ceolla/Apufsc)

Próximos passos

Como desdobramentos desse trabalho de coleta de informações, sistematização e entrega do dossiê, a Diretoria da Apufsc-Sindical planeja fazer encontros para ouvir docentes nos departamentos da UFSC. Também continuará coletando informações sobre as condições de trabalho por meio da Ouvidoria. Para enviar seu relato, clique aqui.

Imprensa Apufsc