Finep priorizará recuperação da infraestrutura de pesquisa

Propostas de aplicação dos recursos do FNDCT para este ano serão encaminhadas à próxima reunião do Conselho Diretor marcada para dia 18

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) vai priorizar a recuperação da infraestrutura de pesquisa científica brasileira na aplicação dos recursos orçamentários de 2023, afirmou nesta segunda-feira, dia 8, o presidente da estatal, Celso Pansera. “Onde houver projetos paralisados de instalação de laboratórios que estejam maduros, preparados, em que possamos fazer a execução rápida, a gente vai investir nessa área”, garantiu o presidente da Finep, lembrando que essas obras beneficiam em especial as universidades, centros e institutos de pesquisa públicos, onde são realizados mais de 95% da pesquisa científica no Brasil.

A Finep é a estatal responsável pela aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), principal fonte de financiamento da ciência brasileira. Após um longo período bloqueado pelo governo anterior, o FNDCT recebeu em abril um crédito suplementar no valor de R$ 4,2 bilhões por meio do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) n° 1 aprovado pelo Congresso em favor do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Com isso, a totalidade dos recursos inicialmente previstos para o fundo, de R$ 9,6 bilhões, ficou liberada para investimentos, sendo metade destinada a financiamentos reembolsáveis (que devem ser devolvidos com juros e correção monetária) e metade em não-reembolsáveis.

Leia na íntegra: Jornal da Ciência