CFH da UFSC recebe professor italiano Angelo D’Orsi para palestra e aula magna

Angelo D’Orsi é professor aposentado da Universidade de Turim, na Itália, onde lecionava História do Pensamento Político

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe nesta segunda-feira, dia 15, o professor aposentado da Universidade de Turim, na Itália, Angelo D’Orsi, para uma palestra sobre “O pensamento de Gramsci”. No evento marcado para às 16h no auditório do bloco E do CFH, o professor também fará o lançamento do livro “Gramsci, uma nova biografia”.

No mesmo local, na terça-feira, dia 16, às 9h, Angelo D’Orsi ministra a aula magna com o tema “A guerra da Ucrânia como luta cultural”, promovida pelo programa de pós-graduação em Geografia (PPGG). O evento é aberto ao público e a aula magna terá transmissão pelo canal do youtube do PPGG.

Segundo o professor do departamento de Geociências da UFSC, Marcos Aurélio, a aula magna desta terça busca tratar sobre a disputa de narrativas em torno da guerra na Ucrânia, com crítica à visão ocidentocêntrica do conflito. Ele ressalta ainda que d’Orsi tem feito, na Itália, inúmeras intervenções em canais de televisão para debater a questão da guerra e que a aula também tratará sobre as relações de cultura e política descritas por Gramsci.

Foto: Divulgação

Imprensa Apufsc