Por cortes na pesquisa, universidades brasileiras caem em ranking internacional de qualidade

País enxugou financiamento entre 2014 e 2022; na semana passada, governo sancionou recomposição de fundo para investimento em ciência e tecnologia

Vinte e nove universidades brasileiras caíram de posições na edição de 2023 do World University Rankings (CWUR). De acordo com a publicação, o principal fator para o declínio geral das instituições brasileiras é o desempenho em pesquisa, em meio à intensa competição global de instituições bem financiadas.

“Embora o Brasil esteja bem representado no ranking deste ano, as principais instituições do país estão sob pressão crescente de universidades bem financiadas de todo o mundo. O financiamento para promover ainda mais o desenvolvimento e a reputação do sistema de ensino superior do Brasil é vital se o país aspirar a ser mais competitivo no cenário global”, afirmou Nadim Mahassen, presidente do Center for World University Rankings.

Um estudo de 2022 do Observatório do Conhecimento – rede da qual a Apufsc-Sindical faz parte – em parceria com a Frente Parlamentar Mista da Educação apontou que os seguidos cortes do governo brasileiro do orçamento na Ciência e Tecnologia entre 2014 e 2022 tiraram da área quase R$ 100 bilhões neste período.

Leia na íntegra: O Globo