Nota de Pesar: Falece o professor Fernando Kinoshita, do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC

Professor ingressou na Federal de Santa Catarina em 2003 e atuou como coordenador de pesquisa no CCJ

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento do professor Fernando Kinoshita, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). Ele tinha 51 anos.

Kinoshita ingressou como professor na UFSC no dia 8 de dezembro de 2003, tendo atuado como coordenador de pesquisa no CCJ. Formado em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em 1994, Kinoshita estudou história, comércio internacional, direitos humanos, direito internacional e regionalismo aberto. Defendeu seu doutorado em 2000, na Universidad Pontificia Comillas, na Espanha, na área de direito internacional. Publicou nove livros, todos na área do direito.

O corpo do professor Kinoshita deve ser transladado para a cidade de Uraí, no Paraná, nesta quarta-feira, dia 17.

Em nota, o Centro Acadêmico XI de Fevereiro (Caxif), entidade representativa dos estudantes de Direito da UFSC, destacou a originalidade do professor, “detentor de uma extensa carreira acadêmica e personalidade irreverente — que marcou positivamente a experiência universitária de cada um de seus alunos”. Os estudantes ressaltaram ainda que a perda será sentida sempre que lembrarem de alguma de suas múltiplas lições. “A principal delas: de que é preciso viver a vida com leveza e alegria, independentemente do tempo que temos neste plano de existência.”

O PET Direito também lamentou imensamente a perda, “de modo que a originalidade, entusiasmo e leveza do queridíssimo professor fará muita falta”.

A trajetória e o caráter do professor também foram destacados pela comunidade do Centro de Ciências Jurídicas, na nota de pesar publicada na página do CCJ. “Em sua relação com os alunos e colegas era pessoa gentil, educada e amorosa. Sempre com uma palavra amiga e acolhedora. Pessoa de grande humildade, simplicidade e preocupação para com o bem comum. Deixará muitas saudades na Universidade Federal de Santa Catarina, onde tivemos o prazer de sua presença por 20 anos.”

O professor Eduardo Antonio Temponi Lebre, colega do Departamento de Direito, também prestou sua homenagem: “Todas as despedidas são difíceis, todas são como espinhos, mas, o amor sempre prevalece, sentiremos saudades do amigo, um ser humano íntegro e portador da esperança na vida eterna, sua sabedoria como pesquisador levou-o a defesa da tese do Estado da Paz, uma inédita teoria sobre o Estado, Política e Direito”.

Os alunos de Kinoshita, com apoio da Direção do CCJ, farão uma homenagem ao Mestre nesta quarta-feira, dia 17, junto ao “Toco”, local histórico onde muitas vezes desfrutou-se de sua companhia. As informações podem ser acompanhadas pelo Instagram @caxif e pela página do CCJ.

A comunidade universitária, em especial os alunos e colegas do professor Kinoshita, e a Apufsc-Sindical, solidarizam-se com a família do docente neste momento de luto.

Fonte: Notícias UFSC