Com até 8 mil vagas em concursos previstas para este ano, cursinhos vivem boom de alunos

Escolas preparatórias veem alta de até 35% nas matrículas. Governo Lula retoma seleções para preencher cargos públicos. Há o efeito também de retomada de aulas suspensas durante a pandemia

O ano de 2023 começou antes e bem na Central de Concursos, curso preparatório que tem unidades físicas em São Paulo e atende no Brasil todo, por meio digital, os interessados em participarem de seleções públicas. De outubro até agora, a média de alunos matriculados aumentou 32%.

Para o curso Degrau Cultural, que tem cinco unidades físicas no Estado do Rio, além das classes virtuais, já houve alta em dezembro, com a publicação do edital do concurso para o Banco do Brasil (BB). E, no primeiro trimestre deste ano, as matrículas subiram 35%. Os especialistas em concursos interpretam que os resultados positivos estão associados principalmente ao cenário federal, com a eleição e o início do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Sem sombra de dúvida, a gente teve um aumento considerável na procura por preparação para concurso público desde a troca de governo. A gente acredita que isso se deva, basicamente, a uma mudança de expectativa, com a entrada de um governo que tem uma visão de máquina pública maior e que, historicamente, realizou muitos concursos”, avalia Mário Machado, professor e CEO do Direção Concursos, uma plataforma on-line que também viu sua demanda crescer desde o início do ano, embora não revele os números.

Leia na íntegra: O Globo