Livro da Praça lança livro e realiza debate sobre a Guerra do Contestado

Edição do projeto da EdUFSC da última sexta-feira contou com a presença de estudiosos sobre o assunto e do escritor catarinense membro da ABL, Godofredo de Oliveira Neto

Um encontro especial com a Guerra do Contestado como tema central. Assim foi a edição do projeto Livro na Praça, da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), na última sexta-feira, dia 26. O evento teve o lançamento do livro “Guerra do Contestado Ilustrada”, que reúnde 78 ilustrações do artista Hassis sobre esse evento histórico e textos da professora e historiadora Marli Auras. Além das filhas de Hassis e da professora Marli, o encontro teve ainda a participação de Godofredo de Oliveira Neto, escritor catarinense, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Na abertura desta edição do Livro na Praça, Waldir Rampinelli, diretor da EdUFSC, falou da importância da obra lançada: “Quando você lê o livro, chega à conclusão de que o Contestado não foi, o Contestado é”. Ele ressaltou que a luta pela terra, que marcou a guerra, ainda não foi resolvida no Brasil.

Leilah Corrêa Vieira, filha de Hassis e diretora da fundação que leva o nome do artista, disse que o livro reúne ilustrações que resumem os quatro anos da Guerra do Contestado, “valorizando as pessoas”. Ela ainda lembrou que “a UFSC foi a segunda casa do Hassis”, mostrando um exemplo que estava à vista de todos os presentes: o painel chamado “Humanidade”, que colore as paredes da Igrejinha da UFSC, onde aconteceu o evento, foi feito pelo artista.

Leilah Corrêa Vieira, filha de Hassis, em frente ao painel feito pelo artista na Igrejinha da UFSC (Foto: Stefani Ceolla/Apufsc)

Autora do livro “Guerra do Contestado: a organização da irmandade cabocla”, lançado originalmente em 1984 e considerado um divisor de águas nas pesquisas sobre o evento histórico, a professora Marli Auras teve seu trabalho enaltecido pelos presentes. Em sua fala, rssaltou que “Hassis fez uma leitura humanista da luta cabocla”. Ela reforçou, ainda, que “o motor dessa luta era, sim, a questão da terra”.

Marli Auras (Foto: Stefani Ceolla/Apufsc)

O evento, que teve apresentação musical de Iara e Pedro Germes, foi encerrado pela palestra de Godofredo, reconhecido, entre outras obras, pela publicação de “O Bruxo do Contestado” em1996. O livro apresenta fatos inéditos sobre a guerra, conhecidos pelo autor por meio dos relatos de um familiar que participou do combate. Eu seu discurso, o imortal da ABL e Academia Catarinense de Letras falou da grandiosidade da guerra.

Stefani Ceolla
Imprensa Apufsc