Pesquisa realizada na UFSC é premiada em Congresso Brasileiro do Hidrogênio

Pesquisadores do Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica foram premiados em evento que ocorreu em Maricá, no Rio de Janeiro

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ligados aos Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica (Polo UFSC) foram premiados no terceiro Congresso Brasileiro do Hidrogênio, realizado entre os dias 29 a 31 de maio em Maricá, no Rio de Janeiro. O evento reuniu representantes da academia e da indústria interessados em debater todos os pontos da cadeia de valor do hidrogênio, em especial a sua comercialização e uso. Contou também com representantes de órgãos de governo que atuam na elaboração de projetos, regulações e financiamento para o setor e a comunidade científica brasileira voltada para o desenvolvimento de conhecimento e tecnologias viabilizadoras para economia do hidrogênio no Brasil. A equipe do Polo apresentou dois trabalhos no congresso, sendo um deles premiado.

O trabalho intitulado “Avaliação de Tecnologias Inovadoras para a Liquefação do Hidrogênio” recebeu o prêmio Metalinox Cogne do Hidrogênio de destaque tecnológico do evento como o melhor trabalho apresentado. O prêmio incluiu uma placa alusiva ao evento e o valor de R$ 5 mil. Desenvolvido pelos pesquisadores Guilherme Peixer, Jhonatta Casagrande, Tamayo Dias, Yogan Sganzerla, e pelos professores Jaime Lozano e Jader Barbosa Jr, o trabalho buscou avaliar diferentes tipos de tecnologias inovadoras para otimizar o processo de liquefação de hidrogênio, avaliando o seu potencial para a redução de consumo energético e custo de implantação. Dentre as tecnologias prospectadas, a refrigeração magnética foi a que se mostrou mais promissora.

Outros trabalhos apresentados incluem a pesquisa “Modelagem Computacional do Resfriamento Direto com Mudança de Fase de Células Combustíveis de Troca de Prótons”, desenvolvida por Julio Ferreira (pós-doutorado), Paulo de Faria, Guilherme Peixer, e pelos docentes Sergio Gonzalez, Amir Oliveira Jr., Jaime Lozano e Jader Barbosa Jr. O objetivo é demonstrar a avaliação computacional do desempenho de células a combustível de troca de prótons com sistemas de gerenciamento térmico por resfriamento direto com sprays. A tecnologia já vem sendo estudada pela equipe do Polo há anos, com o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT). O projeto tem liderança de Marcus Vinícius Carneiro, sendo já avaliados efeitos de diferentes condições de operação do sistema, estratégias de atomização, intensificação das superfícies de transferência de calor e arquiteturas avançadas do sistema.

Segundo os pesquisadores, sistemas como esses oferecem grande oportunidade de aplicação na indústria automotiva. O sistema apresenta aumento da eficiência energética e redução de custos e volume de veículos movidos a células a combustível, atividade que é diretamente ligada com a Rede de Descarbonização, Mobilidade e Logística da EMBRAPII, da qual o Polo faz parte.

Aplicações do hidrogênio na indústria

Durante o Congresso foram divulgados projetos e estudos relacionados à produção, armazenamento, transporte, normalização, regulação, desenvolvimento de infraestrutura e usos do hidrogênio para mobilidade e transporte, geração de eletricidade ou calor, produção de carreadores de hidrogênio, fertilizantes, aço, produtos descarbonizados com hidrogênio e outros.

Sobre o Polo

Atualmente o Polo é referência mundial em pesquisa e desenvolvimento de sistemas de refrigeração magnética para temperatura ambiente, tendo desenvolvido com o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (com financiamento do CNPq, Fapesc e Capes) e Embrapii dois projetos com protótipos avançados a empregar tais tecnologias no mundo. O Polo também possui hoje iniciativas que visam o desenvolvimento e otimização de sistemas para o gerenciamento térmico de células a combustível de hidrogênio, bem como a análise de viabilidade técnica e econômica de tecnologias convencionais e inovadoras para a liquefação de hidrogênio.

::: Informações do Polo UFSC

Fonte: Notícias UFSC