Projetos tentam manter alunos de baixa renda nas universidades

Projetos com ajuda financeira e acompanhamento pedagógico miram cotistas de instituições públicas e bolsistas do ensino privado para reduzir evasão, destaca o Valor

O avanço de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), com bolsas para alunos de baixa renda estudarem em universidades privadas, e a política de cotas nas universidades públicas aumentaram a entrada de jovens em situação de maior vulnerabilidade social no ensino superior. Dentro das universidades, no entanto, esses jovens enfrentam dificuldades extras como deficiências na formação, trajetos longos no transporte público por morarem em áreas menos privilegiadas das cidades e o custo elevado de alimentação, por exemplo. Esses obstáculos acabam provocando, algumas vezes, que o sonho do diploma no ensino superior fique para trás.

Alguns projetos atuam justamente para ajudar na manutenção desses jovens na universidade e permitir que concluam os cursos, dando mais chances de uma vida melhor. Para além de apoio financeiro, há foco também em apoio pedagógico e psicológico.

O Apoio Solidário, organizado por professores do Departamento de Economia da PUC-Rio, é uma dessas iniciativas. O projeto começou com doação de livros, se estendeu para ajuda a transporte e alimentação e mais recentemente, na pandemia, com o fornecimento de notebooks. O financiamento vem de doações dos professores do curso – com desconto no contracheque – e apoio da coordenação.

Leia na íntegra: Valor Econômico