Renato Janine Ribeiro é reeleito presidente da SBPC e Diretoria mantém maioria feminina

SBPC divulga resultados das eleições para Diretoria, parte do Conselho e Secretarias Regionais. Em SC, a secretária regional será Maria Elisa Máximo, da UFSC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) anunciou o resultado das eleições de 2023, e o filósofo, professor titular da USP e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, foi reeleito para a Presidência da instituição. Ao conduzir a entidade em um período crucial para o avanço científico no país, o presidente da SBPC conquistou a confiança dos sócios com 1.889 votos para mais um mandato de dois anos, que se estenderá de julho de 2023 a julho de 2025. Também foram eleitos os cupantes das secretarias regionais da SBPC. Em Santa Catarina, o cargo será ocupado por Maria Elisa Máximo (Pesquisadora Associada do GrupCiber/UFSC).

Maria Elisa Máximo (Foto: Divulgação)

Ao lado de Janine Ribeiro, Francilene Procópio Garcia, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e Paulo Artaxo, professor titular do Instituto de Física da USP, foram eleitos vice-presidentes. Garcia passa da Secretaria da entidade à Vice-Presidência, tendo recebido 1.533 votos. Com 1.238 votos, por sua vez, Artaxo será reconduzido ao cargo que ocupa desde 2021.

O processo de votação teve início em 29 de maio e contou com a participação dos sócios ativos votantes, ou seja, aqueles que estavam em dia com a anuidade referente a 2023 e/ou 2022 até o dia 24 de maio. A votação se encerrou nessa segunda-feira, 19 de junho e a apuração dos votos ocorreu na manhã desta terça-feira, 20.

Leia mais na íntegra: Jornal da Ciência