Apufsc-Sindical inaugura Grupo de Trabalho de Direitos Humanos

GT planeja organizar palestras, mesas redondas e outras atividades de debate no próximo semestre

Com o objetivo de promover o debate das questões de conflitos e desigualdades, a Apufsc-Sindical inaugurou nesta quarta-feira, dia 28, o Grupo de Trabalho (GT) de Direitos Humanos. A secretária-geral do sindicato, Viviane Heberle, que conduziu a abertura do GT na sede da Apufsc em Florianópolis, enfatizou a importância de institucionalizar a discussão sobre esses temas no âmbito local. Ela também é integrante do GT de Direitos Humanos no Proifes-Federação, entidade a qual a Apufsc é filiada.

Viviane ressaltou que, com essa iniciativa, o GT busca tratar de assuntos como feminismos, interseccionalidade e direitos humanos “para que haja cada vez mais respeito entre as pessoas, dentro das diferentes diversidades socioculturais que existem, na universidade e no nosso sindicato.” A secretária-geral apresentou ainda uma série de livros, revistas e materiais de estudo que já estão disponíveis na sede da Apufsc para pesquisa dos docentes. Alguns deles, ela recebeu durante os dois cursos sobre feminismos que participou como membro do GT do Proifes.

Parte dos materiais Viviane recebeu durante os cursos sobre feminismos que participou junto do Proifes-Federação (Fotos: Laura Miranda/Apufsc)

Para o próximo semestre, Viviane Heberle junto da equipe do GT, formada pelos docentes Karine Simoni, Carlos Montes e Bernardo Walmott Borges (campus Araranguá), pretende organizar palestras, mesas redondas e atividades. A secretária-geral destacou também que há o interesse do grupo em unir esforços com outras entidades, como o Movimento Humaniza SC e o Instituto de Estudos de Gênero (IEG), por exemplo. O GT já fez contato com especialistas como a coordenadora do IEG, Débora de Carvalho Figueiredo, e Jean-Marie Farines, membro do Instituto de Memória e Direitos Humanos (IMDH) e representante da UFSC na Cátedra de Direitos Humanos da Associação Universitária do Grupo Montevidéu (AUGM).

Para participar do Grupo de Trabalho de Direitos Humanos os filiados e filiadas podem entrar em contato com a professora Viviane pelo e-mail [email protected].

Imprensa Apufsc