“Universidade Gratuita” retira verba de universidade pública e direciona às particulares

Proposta tramita na Alesc e vai a votação na terça-feira que vem, afirma a colunista da NSC Dagmara Spautz

O projeto “Universidade Gratuita”, que segue tramitando na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), vai enxugar os recursos disponíveis para a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), única universidade pública estadual em Santa Catarina. A proposta prevê o direcionamento de 100% dos recursos do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes) para custear mais bolsas nas universidades privadas, como compensação pela compra de vagas na Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).

A Udesc recebe atualmente 10% dos recursos do Fumdes. Neste ano, o Fundo representa R$ 28,1 milhões no orçamento na universidade. Estes recursos são direcionados aos campi da universidade estadual que estão no interior do Estado.

De acordo com uma lei estadual de 2008, o Fumdes se destina à ampliação ou implantação de novos campi por Santa Catarina. A Udesc possui unidades em Balneário Camboriú, Caçador, Chapecó, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Pinhalzinho e São Bento do Sul.

Leia na íntegra: NSC Total