MEC adia visita a Blumenau para tratar de fusão da Furb com o campus da UFSC

Mobilização para incluir processo no PPA do governo federal já tem 4,7 mil assinaturas

Ficou para o dia 25 de julho a visita da Secretária de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Denise Pires de Carvalho, a Blumenau para discutir uma eventual fusão da Furb com o campus da UFSC na cidade. A vinda dela e de uma comitiva da pasta havia sido anunciada para segunda-feira, dia 10, mas teve de ser remanejada por questões de agenda. Ex-reitora da UFRJ, Denise lidera a pasta onde tramita o projeto de federalização.

Estão previstas visitas às duas universidades em Blumenau, além do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Gaspar. Desde agosto de 2022, Furb e prefeitura estão levantando informações sobre patrimônio, servidores e finanças da instituição municipal a pedido do MEC. Recentemente, com notícias de expansão do campus da UFSC na cidade, que tem planos de mudança para um novo endereço, a reivindicação de federalização passou a ser tratada como “fusão”.

Nesta sexta-feira, dia 7, será analisada em Florianópolis a proposta de incluir no Plano Plurianual Participativo 2023-2027 a fusão Furb-UFSC. Na plataforma do PPA na internet, a proposta já tem mais de 4,7 mil votos favoráveis.

Leia mais na íntegra: NSC Total