Seminário abre Encontro Nacional do Proifes e discute desafios da comunicação sindical

Apufsc-Sindical participou do evento realizado em Salvador, na Bahia

O 5° Seminário de Comunicação do Proifes-Federação, realizado nesta terça-feira, dia 18, deu início à programação do 19° Encontro Nacional da entidade, realizado em Salvador, na Bahia. A coordenadora de Comunicação da Apufsc-Sindical, Stefani Ceolla, participou do seminário, que discutiu os desafios de comunicar o trabalho de organizações sindicais.

O evento foi aberto pelo presidente do Proifes, Nilton Brandão. Ele falou sobre a importância da comunicação para que os sindicatos dialoguem com a sociedade. O Seminário foi conduzido pela diretora de Comunicação do Proifes, Gilka Pimentel.

Pela manhã, a jornalista e editora do Brasil de Fato Bahia, Gabriela Amorim, falou sobre comunicação popular. Para ela, a comunicação é uma ferramenta de comunicação, e as entidades sindicais, assim como veículos como o Brasil de Fato, têm a possibilidade de construir narrativas contra-hegemônicas. “Outras possibilidades de narrativas são caminhos de libertação”, defendeu.

Na sequência, o secretário de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-BA), Edmilson Barbosa, falou sobre comunicação sindical. Para ele, há interesse público nesse trabalho, mas para que seja efetivo, é preciso valorizar as equipes responsáveis pela comunicação dentro dos sindicatos. “Fazer a comunicação sindical circular na sociedade é uma prioridade”, afirmou.

À tarde, os representantes dos sindicatos presentes apresentaram as estruturas das equipes de comunicação, campanhas realizadas, como se comunicam com a sociedade, de que maneira as organizações se posicionam e como buscam furar a bolha.

Além da Apufsc, participaram do Seminário a Adufg, Adufrgs, Sindiedutec, Adurn, Apub e equipe de Comunicação do Proifes.

::: Saiba mais sobre o evento no site do Proifes-Federação


Imprensa Apufsc